sábado, 9 de julho de 2011

Ballet Classico!!

Na Ponta dos pés






















Ballet Classico



O que é: Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos.









O ballet é uma dança artística que exige graça e precisão, na qual poses e passos são combinados para criar uma forma de expressão através do movimento, geralmente baseada em técnica acadêmica, com coreografia definida e acompanhamento musical.





Que roupas usar nas aulas de Ballet?
Para decidir o que você deve vestir nas aulas de ballet, manter em mente o seguinte: conforto e simplicidade. As roupas que se vestem para praticar ballet devem permitir-lhe mover facilmente e para poder ter alongamento. Suas roupas também devem ser justas o suficiente para o seu professor poder verificar o seu alinhamento durante determinados movimentos. Além disso, nunca use sua sapatilha de ballet como sapatos na rua.


Mulheres e meninas:
Collan, meia calça e sapatilha.O collan com a meia calça da mais flexibilidade para os movimentos. Podem usar também uma saia ou um short para dar um estilo e se preferir para se sentir mais a vontade.
Homens e meninos:
Uma simples roupa de dança justa como calças ou shorts como uma camiseta baby-look também justa, ou uma malha, como preferir. Todos os bailarinos tradicionais usam cintos de dança.
Cabelo: Coque bem preso com redinha e grampos, é importante que os fios estejam bem presos.





Outras modalidades:

Ballet de repertorio: É o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma histórinha. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de ás vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Esmeralda, Dom Quixote, A Bela Adormecida,etc.


Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baiobs.:normalmente as sequencias de passos não podem ser mudados.Exemplo: se a cena 1 , tem um adagio, não se pode retirar para colocar um alegro.

São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.




Jazz: é uma manifestação artístico-musical originária dos E.U.A. que teria surgido por volta do início do séc. XX, na região estadunidense de Nova Orleans e em suas proximidades. A expressão jazz dance nos traz imagens de ritmos e improvisações de extrema liberdade. É uma dança negra, que com o passar do tempo, se adaptou às características técnicas conhecidas na época e já modificadas pelos brancos. As suas principais características são uma dança na qual é usado o isolamento de partes do corpo que se movem separadamente seguindo o mesmo ritmo (swing); movimentos rítmicos sincopados; uma combinação do corpo em vários ritmos diferentes e o uso correto do centro de gravidade deste corpo que dança.

       
Dança Contemporânea: pode-se dizer que é nesta dança que o bailarino(a) ganha uma maior liberdade de expressão, deixando de estar preso a esta ou àquela técnica, e o apreciador encontra uma abertura para participar, criar, e até mesmo exteriorizar suas interpretações e sensações.


Street Dance: suas primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk, deixando claro, no entanto, que o funk carioca NÃO É IGUAL ao funk original imortalizado por James Brown e outros.


Dança de Salão: denominação genérica dos tipos de danças sociais, executada por pares em bailes ou reuniões.
Teatro: arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos em um público.



Em breve divulgarei mais informaçoes sobre:


A dança!!!

Um comentário:

  1. ana adorei ,so podia ser de danca que combina exatamente com vc ,amei as novidades e tudo de bom que vc posta ,vc e minha blogueira favorita te amo viu amr bjss vou indicar a todos meus amigos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir